domingo, maio 25, 2008

Imagem de espaçonave mostra linhas misteriosas em Marte

Sonda Mars Reconnaissance Orbiter captou várias linhas tracejadas em planície.

Na semana que passou, outra imagem parecia mostrar 'homenzinho' alienígena

Depois do falso homenzinho verde que espantou o mundo na quinta-feira (24), surge uma outra imagem do planeta vermelho para animar os entusiastas da vida alienígena: linhas e mais linhas sobre uma planície marciana, fotografadas pela sonda americana Mars Reconnaissance Orbiter.

Os cientistas garantem: não é um aeroporto de discos voadores, como os ufólogos gostariam de especular (e de fato o fazem sobre a planície de Nazca, na Terra). Os traços foram desenhados por "dust devils", pequenos redemoinhos produzidos pela atmosfera que levantam muita poeira e "caminham", produzindo as linhas.

Ironicamente, essas linhas foram fotografadas na chamada bacia Schiaparelli. O nome foi dado em homenagem ao astrônomo italiano Giovanni Schiaparelli -- primeiro a especular sobre a existência dos famosos (e também ilusórios) canais de Marte. Foi a partir das pesquisas de Schiaparelli, no fim do século 19, que o americano Percival Lowell criou a teoria dos homenzinhos verdes -- a noção de que havia uma civilização inteligente no planeta vermelho.



Desde então, a idéia alimentou desde obras de ficção científica, como "A Guerra dos Mundos", de H.G. Wells, a especulações sobre imagens obtidas por sondas (como o famoso "rosto de Marte", fotografado pela sonda Viking na região de Cydonia). E, como o falso homenzinho verde de quinta-feira provou, o assunto não vai parar tão cedo de fascinar as pessoas





Homenzinho marciano

A foto que tomou de assalto a mídia havia sido produzida pelo jipe robótico Spirit. Nela, parecia haver um homenzinho descendo um barranco em Marte. Mas os cientistas já derrubaram a hipótese de vida alienígena -- era apenas mais uma ilusão de óptica, produzida por uma rocha que apenas parecia ter as formas humanas (mais ou menos como a famosa face de Marte).





Compare os preços DVDs aqui

Nenhum comentário:

Postagens populares