sábado, fevereiro 06, 2010

O Governo Brasileiro e os OVNIs

Governo brasileiro investigou aparição de óvnis



Documentos do extinto Serviço Nacional de Informações (SNI), órgão que atuou durante a ditadura militar no Brasil, mostram que o governo do País investigou a presença de Objetos Voadores Não-Identificados (Óvnis). O serviço de inteligência teria participado de uma missão em conjunto com a Aeronáutica, nos Estados do Pará e Maranhão, entre 1977 e 1978. As informações são da edição deste domingo do jornal Folha de S. Paulo.

Os relatos do SNI mostrados pela Folha indicam que os militares chegaram a observar luzes não-identificadas, mas não chegaram à conclusão de tratar-se de extraterrestres.

O relatório do SNI veio a público graças a um pedido da Comissão Brasileira de Ufólogos, que solicitou as informações. A comissão ainda indagou o governo sobre a investigação por parte do Exército do "ET de Varginha", mas não foi atendida.


O Governo Brasileiro, a exemplo de todas as nações da Terra, dá especial atenção ao Fenômeno OVNI.

Com muita freqüência, OVNIs são registrados por radares, fotografados e filmados por militares em várias regiões do Brasil. E como em outros países o tema é mantido em sigilo pelas autoridades. Em algumas raras ocasiões o governo deixa escapar alguns fatos ou vêm a público com o intuito de testar a opinião pública em relação ao tema. Isto se faz necessário para estimar até que ponto revelações oficiais sobre OVNIs poderiam afetar a segurança nacional do Brasil.

Além destes testes, o governo mantém vigilância constante e muito discreta em grupos de pesquisa e eventos ligados à temática ufológica. Este acompanhamento visa determinar o grau de conhecimento e maturidade dos pesquisadores civis em torno do tema.

Em eventos de ufologia é muito comum encontrar militares à paisana, que embora neguem pertencem à órgãos como a Força Aérea Brasileira (FAB), Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro.

A maioria dos oficiais destas agências acredita que a revelação da realidade dos OVNIs e sua possível origem extraterrestre pode gerar crises em todos os setores da sociedade. As instituições religiosas entrariam em crise ao verem seus dogmas derrubados frente à esta realidade. Os governos, por sua vez, teriam problemas em conter a histeria coletiva decorrente da crise gerada. Pessoas sugestionáveis seriam presas fáceis de pseudos-gurus de seitas ufológicas e os seguiriam até a morte, como já aconteceu em vários suicídios coletivos fartamente registrados pelo mundo. Este é o grande motivo para que o Governo Brasileiro e de outros países neguem acesso à estas informações.

Um outra parcela de militares considera esta possibilidade exagerada e freqüentemente permite que algumas informações venha à público. Foi assim que vários casos envolvendo as Forças Armadas e os OVNIs tornaram-se conhecidos.

Nesta seção apresentaremos alguns destes fatos, além de reunir centenas de páginas de documentos brasileiros sobre o tema. No menu abaixo você pode encontrar links para casos envolvendo o Governo Brasileiro, além de documentos oficiais gerados por estas ocorrências.

Nenhum comentário:

Postagens populares